Reciclagem preventiva: entenda como manter sua CNH antes que os pontos expirem

Embora a lei esteja em vigor já há algum tempo, poucos motoristas profissionais, com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A e B e que possuem a inscrição Exerce Atividade Profissional Remunerada (EAR), conhecem o direito de realizar a reciclagem preventiva antes de completar os 20 pontos na CNH. 

Esse direito foi adquirido por meio da Lei Federal 13.281/2016 e determina que motoristas habilitados nas categorias C, D e E, com a indicação EAR (exerce atividade remunerada) na CNH, ou seja, condutores que dependem diretamente da CNH para exercerem uma atividade remunerada – como motoristas de caminhões, ônibus, taxi, uber, ambulâncias, carreta, moto táxi, etc. – possuem o direito de realizar o curso preventivo de reciclagem para condutores infratores e limpar os pontos da CNH.

Essa medida foi regulamentada devido à alteração da regra que estipula o prazo mínimo de suspensão da CNH para 6 meses, possibilitando que o condutor que possui EAR – e que garante a renda familiar por meio da profissão de motorista – possa fazer a reciclagem quando estiver entre 14 e 19 pontos e, assim, limpar a pontuação da CNH.

O curso de reciclagem preventiva previsto na resolução 723/18 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) é o mesmo oferecido na reciclagem, porém com a diferença de que o condutor não precisa atingir o número total de 20 pontos para dar início ao curso.

A principal vantagem obtida para realizar a reciclagem preventiva é a de não correr o risco de perder o direito de dirigir, mantendo, dessa forma, sua atividade profissional sem perder os ganhos financeiros.

Matricular-se no curso de Reciclagem Preventiva online do SIMEAD é uma maneira simples, prática e cômoda do motorista profissional não correr o risco de ter sua carteira de habilitação suspensa, uma vez que pode fazer o curso a qualquer hora do dia e em qualquer lugar, pelo computador, celular ou tablet. Com isso, os motoristas profissionais não terão suas atividades profissionais prejudicadas enquanto realizam o curso de reciclagem.

Sem essa alternativa, os condutores que estourarem a pontuação máxima, no período de 12 meses, deverão fazer o curso de reciclagem e estarão impedidos de dirigir por, no mínimo, 6 meses.

A reciclagem preventiva do SIMEAD conta com 100% das aulas em vídeo, apostilas, simulados online semelhantes ao do DETRAN, barra de progresso para acompanhamento das etapas do curso, jogos online, sala de bate papo para interação com colegas e tutores, avaliação com correção automática e questões comentadas. Além disso, o aluno pode ver e rever as aulas quantas vezes quiser, sem limites de acesso, por até 45 dias. Os motoristas devem completar 30 horas de aula, sendo 12 horas de aulas para Legislação de Trânsito, 8 horas para Direção Defensiva, 4 horas para Noções de Primeiros Socorros e 6 horas de Relacionamento Interpessoal.

As matrículas podem ser feitas a qualquer hora do dia pelo site do SIMEAD, empresa homologada pelo DENATRAN e credenciada pelo DETRAN.

Nosso sistema é integrado ao DETRAN e, após a conclusão e aprovação no curso, o SIMEAD informará automaticamente ao órgão, e o motorista poderá agendar sua prova presencial. Para ser aprovado no teste de reciclagem, o condutor deverá acertar, no mínimo, 21 das 30 questões aplicadas na avaliação.

Portanto, se você, motorista profissional, já está com uma pontuação considerável na sua CNH, fique atento para não perder seu direito de dirigir e conte com mais esse benefício que somente o SIMEAD pode oferecer. Acesse o site agora e garanta a sua vaga!

Gostou do post? Precisa ou conhece alguém que precisa de algum curso na área de trânsito? Compartilha pelos canais abaixo!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype

Formulário para download