Que tal manter a renda dirigindo com táxi ou aplicativo? Saiba como tornar-se um motorista profissional!

Que tal manter a renda dirigindo com táxi ou aplicativo? Saiba como tornar-se um motorista profissional!

  • Post category:TRÂNSITO

Já imaginou trabalhar como motorista de aplicativos ou táxis, podendo dirigir no seu horário, ganhar proporcionalmente ao seu número de corridas e não precisar receber ordens diretamente de um chefe? Já pensou em conhecer lugares e circular por toda a sua região enquanto recebe por isso?


Durante essa pandemia, começar a dirigir como motorista profissional é uma forma simples e eficaz para manter sua renda. Primeiramente, é necessário avaliar se os seus documentos estão em ordem e se você tem restrições (penais e criminais). No caso do Uber, os requisitos básicos para dirigir pelo aplicativos são: ter mais de 21 anos, realizar um teste psicológico, não estar com nenhum processo (civil ou penal) em aberto, ter seguro do carro e ter um smartphone (compatível com o aplicativo).

É necessário cadastrar-se pela página do UBER e seguir os procedimentos. Para mais informações, veja nosso artigo completo sobre como se tornar um motorista. Ao contrário do que muita gente pensa, existe um limite de tempo para que o carro possa ser usado, caso o motorista não possa alugar um carro específico para isso – como muitos motoristas fazem – é preciso que ele tenha um carro em bom estado: no mínimo do ano de 2008,  4 portas e GPS.  É importante ter também a habilitação com a categoria EAR (de quem exerce atividade remunerada).

É imprescindível que ele tenha ar condicionado e possa comportar pelo menos 4 passageiros, além do motorista, o carro deve ser de cor branca ou cores escuras (sem adesivos). Para faixas mais “seletivas” do aplicativo, como o Uber Black, o carro precisa seguir outros critérios, verifique o site do aplicativo para saber mais.

No caso do 99 App, é preciso informar apenas dados como RG, CNH, CRLV (registro e licenciamento do carro), além de um comprovante de residência. Em geral, motoristas consideram o 99 táxis menos burocrático em relação às exigências, no entanto, muitos passageiros confiam mais na segurança do Uber. Para se cadastrar, é necessário apenas baixar o aplicativo e efetuar o cadastro ou ir até um ponto de atendimento pessoal.

O valor da inclusão da observação EAR na habilitação varia de estado para estado e depende também do quanto é cobrado na clínica credenciada pelo exame psicotécnico, valendo a pena consultar o site do Detran referente à sua residência.

No caso dos táxis, além de ter bastante domínio e conhecimento da região de atuação, é preciso possuir autorizações legais para exercer a função junto ao Poder Público Municipal (geralmente em órgãos responsáveis pelo trânsito ou na Prefeitura), pertencer a uma frota de taxistas e manter o veículo em dia em relação à documentação. Posteriormente, questões de padronização do veículo (plotagem, cor e adesivagem) devem ser verificadas.

Em todos os casos, é necessário que o motorista tenha um perfil cordial e receptivo com pessoas (já que muitos passageiros diferentes irão entrar no veículo). Além disso, é necessário que a CNH esteja em ordem no caso de infrações e pontuação, sem nenhum tipo de suspensão.

Caso sua CNH esteja com 14 a 19 pontos faça já o Curso Preventivo e não corra riscos de ficar sem trabalhar. Mas se sua carteira estiver suspensa ou cassada, faça o Curso de Reciclagem e regularize sua habilitação!

Conte com o Simead para solucionar seus problemas. Acesse o site agora e garanta a sua vaga!

Gostou do post? Precisa ou conhece alguém que precisa do curso de Reciclagem? Compartilha pelos canais abaixo!