O que faço para ser um UBER?

Há uma lista de documentos que serão exigidos para o cadastro ser aceito, que são:

· CNH (Carteira Nacional de Habilitação com a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada);

· Atestado de Antecedentes – Secretaria Estadual;

· Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

Por exigência descrita no Código Nacional de Trânsito, quem exerce atividade remunerada com o veículo deve ter, em sua habilitação, a observação Exerce Atividade Remunerada – ou EAR. Se você vai começar a trabalhar com moto, carro ou veículo comercial, terá que pedir a inclusão do EAR em sua CNH, pois caem nessa exigência para poderem trabalhar dentro da lei.

O motorista, a qualquer momento, pode pedir a inclusão da EAR em sua carteira. Basta ir ao Detran ou órgão credenciado na sua cidade, ou mesmo entrar no site do DETRAN e buscar a opção de renovação do seu documento.

Qualquer motorista habilitado, independentemente de categoria (A, B, C, D ou E), incluindo quem tem apenas a Permissão Para Dirigir (PPD), pode solicitar essa inclusão.

Para quem solicitar a inclusão da observação Exerce Atividade Remunerada na CNH, será pedido um exame de aptidão física e mental, além de um exame psicotécnico que deverá ser feito em clínica médica credenciada pelo DETRAN do seu Estado.

Para solicitar essa inclusão, será necessário ter:

–  CNH (original e cópia simples);

–  Formulário com resultado dos exames médico e psicológico;

–  Comprovante de pagamento de taxas.

O valor da inclusão da observação EAR na habilitação varia de estado para estado e depende também do quanto é cobrado na clínica credenciada pelo exame psicotécnico, valendo a pena consultar o site do Detran referente à sua residência. 

Após a aprovação no exame, o Detran atualizará sua carteira e os dizeres “exerce atividade remunerada” estará na aba observações da sua CNH.

E fique atento! É necessário que você esteja com a carteira em dia, sem suspensões e com baixa pontuação (devido a infrações). Caso essa não seja a sua situação, atente-se para não perder o seu direito de dirigir. Procure facilidades como a reciclagem preventiva do Simead para solucionar essa dificuldade. Acesse o site agora e garanta a sua vaga!

Gostou do post? Precisa ou conhece alguém que precisa de algum curso na área de trânsito? Compartilha pelos canais abaixo!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype

Formulário para download