Viagem de fim de ano: dicas importantes para evitar acidentes e que muita gente ignora

Você finalmente conseguiu conciliar suas férias de fim de ano com toda a família, prepara-se para pegar a estrada e iniciar uma viagem muito marcante! Fazer uma longa viagem de carro, em uma época na qual o fluxo das estradas aumenta consideravelmente, envolve a necessidade de algumas preocupações. Neste post, você saberá alguns dos principais problemas e como evitá-los – ainda que muitas pessoas os ignoram.

No último fim de ano, em 2018, a Operação Ano Novo da PRF indicou uma diminuição de 30% no número de acidentes e de 20% no número de mortes ocorridas no período, em relação ao fim de ano de 2017. No entanto, a mesma época registrou um aumento nas autuações e multas relacionadas à direção perigosa, direção acima do limite e aos casos de embriaguez ao volante. Entre 28 de dezembro e 1º de janeiro de 2019, foram registrados 880 acidentes. Enquanto, neste ano, o total de mortos foi 70. Houve menos mortes, mas o descumprimento e a imprudência ainda seguem em alta. Ao se preparar para pegar a estrada, há algumas precauções que você deve ter. 

Checar itens de segurança: antes de sair para as rodovias, visite seu mecânico de confiança. É imprescindível fazer uma revisão geral do automóvel e cuidar de itens específicos como a correia do motor e os sistemas de freios e do do radiador. Cuide e faça as correções necessárias para seguir com uma viagem mais segura e tranquila.

Limite de velocidade: atenção aos limites para manter a sua viagem segura! Evite correr demais, mantenha a cautela e a responsabilidade em primeiro lugar e preserve a vida de todos. Cuide-se para aproveitar melhor os bons momentos junto das pessoas mais especiais da sua vida.

O horário ideal – para evitar congestionamentos, o ideal é pegar a estrada no início da manhã. Segundo informações da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), em geral, o movimento é mais intenso das 11h até às 22h, logo, quando você se antecipa, evita fluxos maiores de carros. Verifique notícias e aplicativos de monitoração do tempo real do trânsito para saber sobre problemas nas vias e avaliar a possibilidade de mudar o caminho.

Encha o tanque – não adianta se programar para evitar trânsito e ficar parado na estrada por falta de gasolina. O próximo posto pode não ser tão próximo quanto você imagina. Além do check-up do veículo, mantenha o seu tanque abastecido e evite estresse.

(Com informações EBC,  IG Turismo, UOL)

Gostou do post? Precisa ou conhece alguém que precisa de algum curso na área de trânsito? Compartilha pelos canais abaixo!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype

Formulário para download