Reciclagem – CNH social e CNH popular: será que você sabe a diferença entre os dois tipos?

Reciclagem – CNH social e CNH popular: será que você sabe a diferença entre os dois tipos?

Reciclagem de CNH social e CNH popular, será que você tem dúvidas sobre os tipos de CNHs disponíveis hoje? 

Conhecer as leis relativas à documentação e saber as particularidades de cada modelo são formas importantes de manter-se em dia com pendências, cuidar de questões ligadas às infrações e evitar problemas como a suspensão da sua CNH. 

A CNH popular e CNH social, no caso, podem facilitar as condições para motoristas de menor poder aquisitivo e que não teriam os recursos necessários para pagar integralmente a habilitação. Entenda como cada uma funciona: 

CNH Social A CNH Social é um projeto totalmente gratuito, existente desde 2014,  realizado por alguns Departamentos de Trânsito no Brasil em conjunto com o Governo do Estado. Foi concebida pelo Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST e SENAT) com o objetivo de favorecer a inclusão de jovens e motoristas de baixa renda no mercado de trabalho, possibilitando aos motoristas novas oportunidades de trabalho.

Para tirar a primeira habilitação (licença para Categoria B), o candidato deve ter entre 18 e 27 anos completos na data de inscrição. Há, ainda, a oferta de curso de qualificação para os participantes, contribuindo com o aumento da empregabilidade e da renda. Nesse programa, é possível também solicitar a mudança de B para D.

E a CNH Popular?
Já a CNH Popular é um programa de iniciativa privada que visa também tornar o processo mais acessível. Para tanto, o projeto, que começou já há anos e atendeu milhares de motoristas, oferece condições de pagamento e valores diferenciados para os consumidores de baixa renda.

Apesar das peculiaridades, as duas categorias da habilitação possuem as mesmas restrições e limites de pontuação e infrações (20 pontos). Logo, os motoristas que possuem a habilitação Social ou Popular devem estar atentos quanto ao limite de pontuação, sabendo, ainda, da possibilidade de realizar um curso de reciclagem para não ter suspenso o direito de dirigir. 

Conte com o Simead para regularizar sua situação de habilitação suspensa. Acesse o nosso site e saiba mais.

(Com informações sestsenat.org e Uol Carros)

Gostou do post? Precisa ou conhece alguém que precisa do curso de Reciclagem? Compartilha pelos canais abaixo!
Fechar Menu