Precisa viajar com a família? Veja quais são os cuidados essenciais na estrada durante o feriado prolongado de Páscoa!

Estamos num ano atípico, isso é fato. Muitas pessoas estão tomando todos os cuidados para que possam visitar suas famílias neste feriado de Páscoa. Além das medidas sanitárias de segurança, que devem fazer parte da rotina de todos, devemos nos lembrar das regras da estrada, afinal de contas, essas também podem nos afetar diretamente. 

A primeira providência a ser tomada é, com certeza, apurar o estado do carro. Fazer as manutenções essenciais garante que seu carro tenha menos problemas e, ao chegar próximo à data da viagem, é imprescindível verificar óleo, pneus, água do radiador, freios e bateria. 

Durante a viagem, é importante ficar atento às placas de sinalização, pois elas orientam os caminhos e perigos presentes na estrada. Nas viagens de longa duração, o condutor pode se distrair e deixar de prestar atenção no trajeto, causando algum transtorno, como multas, acidentes e outros. 

Para que você não corra o risco de esquecer de algo, preparamos algumas dicas que podem ser muito úteis para você e sua família, confira:

1. Não viaje se estiver com algum sintoma respiratório como tosse e espirros 

Por conta da pandemia estamos num momento delicado, por isso, ao precisar visitar algum parente distante, certifique-se de que não teve contato com alguém que testou positivo para Covid-19 e fique de olho nos sintomas. Febre, dor de cabeça, espirros e tosse são os mais comuns.

2. Confira os equipamentos de segurança

Itens de segurança são importantes para quem possui algum veículo, porque são essenciais para resolver eventuais problemas. Confira o estado do estepe, do macaco, luz de freio, para-brisa, setas e faróis. Todos os veículos precisam estar com esses elementos em dia.

3. Preste atenção aos limites de velocidade

Essa é uma dica valiosa! Muitas estradas estão recebendo reformas e, por conta disso, a velocidade das vias pode ter sofrido alterações, incluindo a fiscalização por radar. Além de manter a segurança dos passageiros e outros motoristas, você evita levar multas para casa.

4. Use e abuse da sinalização

Ao realizar uma ultrapassagem ou alguma manobra que necessite sair da pista, use as setas. Elas são a forma mais correta de outros motoristas se comunicarem com você. Não se esqueça que mesmo durante o dia é necessário o uso do farol baixo. 

5. Sua CNH está em dia?

Além de todas essas dicas, é preciso saber se sua carteira de habilitação possui alguma restrição. É importante consultar a pontuação dela e, caso exista alguma irregularidade, não se desespere, nós, do SIMEAD, temos a solução para você! Oferecemos diversos cursos para condutores, inclusive o Curso de Reciclagem. Com aulas totalmente online e integradas ao DETRAN, é fácil, rápido e seguro. Faça seu curso em 4 dias! Conte com o SIMEAD! 

Gostou do post? Precisa ou conhece alguém que precisa de algum curso na área de trânsito? Compartilha pelos canais abaixo!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype

Formulário para download