Outubro Rosa – Uma campanha pela vida, prevenção e conscientização sobre o câncer

Desde o começo da década de 1990, com iniciativa da Fundação Susan G. Komen for the Cure, a campanha Outubro Rosa mobiliza instituições e empresas do mundo todo, com a meta de divulgar informações sobre diagnóstico antecipado e o tratamento do câncer de mama, uma das doenças que mais mata mulheres em todo o planeta.


De acordo com números da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), só em 2018, foram mais de 2,1 milhões de diagnósticos de câncer de mama, estima-se que mais de 620 mil mulheres morreram da doença no mesmo ano.

O câncer de mama é influenciado por vários fatores, desde a predisposição genética até questões como obesidade, exposição à radiação e determinados elementos químicos, assim como questões ligadas aos hormônios e períodos, como a menopausa. De acordo com especialistas, não há um método 100% garantido de impedir que o câncer apareça, mas existem cuidados preventivos que devem ser feitos periodicamente.

Apenas 10% dos casos são hereditários. De acordo com estatísticas do INCA, 90% das mulheres que têm câncer de mama não possuem a doença no histórico familiar. Por isso, a prevenção deve chegar a todas as mulheres.

Além do autoexame, é imprescindível que as mulheres realizem exames mais detalhados, como a mamografia, por exemplo, que, a partir dos 50 anos, deve ser feita duas vezes por ano (segundo o Ministério da Saúde). O Outubro Rosa é ainda uma oportunidade de conscientizar sobre outros tipos de Câncer que afligem mulheres de todo o planeta, como o de colo de útero, que pode ser detectado por meio de exames, como o Papanicolau.

Além da segurança de todas as pessoas no trânsito, neste mês, o Simead se mobiliza também pela saúde e pela vida de todas as mulheres. Aproveitamos para relembrar a importância da informação e conscientização para ampliar, cada vez mais, o combate e a prevenção ao câncer.

(Com informações do Femama, INCA, Huffpost, Oncoguia.org)

Gostou do post? Precisa ou conhece alguém que precisa de algum curso na área de trânsito? Compartilha pelos canais abaixo!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype

Formulário para download