Lei Seca: foi parado em uma blitz? Saiba o que fazer para resolver o problema!

Então, você acabou tomando algumas doses a mais, resolveu pegar o carro e acabou sendo pego em uma blitz. Já imaginou o problema que está por vir? 

Além da multa de aproximadamente R$ 3 mil (conforme o Estado), você pode ficar com  direito de dirigir suspenso por um ano inteiro e, ainda, terá a CNH recolhida, conforme a região de onde você for. Ao ser comprovada a presença de álcool no sangue, o seu documento pode ser recolhido, e o seu carro/veículo levado para um pátio em retenção. A lei entende que, ao dirigir sob o efeito de álcool, você contribui para o aumento dos perigos no trânsito

Mantenha a calma! Caso você tenha mesmo bebido algo, atenda todas as solicitações pedidas pelo policial – lembre-se sempre que ele é um agente da lei, com poder suficiente para complicar a sua situação. 

Antes de tudo, você não é obrigado a soprar o bafômetro. Ninguém pode ser obrigado a produzir provas contra si. Além disso, ferramentas como o bafômetro são falhas em acusar álcool no sangue – ingerir alimentos com vinagre ou mesmo doces e chocolates com rum e outros tipos de álcool já são suficientes para causar alteração. 

O que a lei cita? Após o ano de 2008 e do endurecimento da Lei Seca, novas consequências para a ocorrência passaram a existir, incluindo multas e punição criminal. 

Caso receba a multa por algum motivo, você pode interpor recurso administrativo, podendo reverter os pontos na carteira e o pagamento da multa que, por sinal, é bem salgada (em média R$ 1.900). 

Se for multado, poderá perder o direito de dirigir por um ano, terá de passar por reciclagem e enfrentar algumas dificuldades. Porém, há solução!

O CTB prevê que embriaguez é crime quando o motorista tiver acima de 6 decigramas de álcool no sangue, ou 0,3 mg de álcool por litro de ar – uma lata de cerveja consumida até cerca de 1h antes do teste já é suficiente para atingir essa marca -. Esse imbróglio vai gerar um processo judicial, mas serão necessárias provas (que podem ser testemunhais). Caso tenha chegado nesse ponto, poderá ser julgado e o juiz poderá determinar pena de detenção de 6 meses a 3 anos.


Trabalhe sempre em prol de um trânsito mais seguro! Evite dirigir depois de ter tomado alguma bebida, cuide da sua segurança! Caso você vá a uma festa e tenha bebido, é melhor guardar o carro, tomar um táxi (ou Uber) e sentir-se livre de qualquer blitz e de problemas futuros.

E lembre-se: você pode, inclusive, optar pela reciclagem online para estudar e regularizar a sua situação!

Conte com o Simead para regularizar a sua situação de habilitação suspensa. Acesse o nosso site e saiba mais.

(Com informações UOL Carros e Estadão)

Gostou do post? Precisa ou conhece alguém que precisa de algum curso na área de trânsito? Compartilha pelos canais abaixo!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype

Formulário para download