Informações impressionantes que vão mudar a sua visão sobre o perigo do trânsito!

Grande parte dos acidentes de trânsito no Brasil ocorre por falhas humanas. Seja pela imprudência, pela falta de responsabilidade e até por dirigir sob o efeito de álcool e drogas, as mortes no trânsito continuam altas todos os anos apesar das crescentes punições e intensivas campanhas de direção no trânsito.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 3.400 pessoas morrem por dia – todos os dias – em acidentes de trânsito. Outras dezenas de milhões são feridas a cada dia. De acordo com o mesmo órgão, a média mundial de mortes nesse cenário é de 18 para cada 100 mil habitantes.

No Brasil, estima-se que a cada 15 minutos uma pessoa morra em decorrência de um acidente de trânsito. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, historicamente, entre as causas mais comuns de acidentes com morte, estão a desatenção do motorista, excesso de velocidade, ingestão de álcool, desobediência à sinalização e ultrapassagens indevidas.

De acordo com informações da administração do Seguro DPVAT, em 2018, mais de 320 mil indenizações foram pagas em todo o Brasil. Cerca de 70% de todas elas foram para acidentes com vítimas que passaram a ficar com algum tipo de invalidez permanente após o incidente.

Quase 90% das colisões fatais são causadas por erro humano – logo, poderiam ser evitadas com a conscientização e um maior respeito entre pedestres, motociclistas e motoristas (de carro, caminhão etc).

Além do fator cultural, existem questões técnicas, como a falha em leis e sinalização, e as más condições das pistas e de veículos. No entanto, a tolerância e o respeito ainda fazem a diferença no dia a dia. Cada vez mais, motoristas precisam se conscientizar acerca das leis, uma vez que são feitas para a própria segurança e preservação da vida de cada um deles. Mais do que pontuação e multa, as leis são uma forma de regularizar o fluxo de carros e garantir a todos um caminho mais seguro às idas e vindas de todos os dias.

Quando você investe na sua reciclagem de CNH e dedica tempo para regularizar sua documentação, você também contribui para um trânsito mais seguro a todos os passageiros. O Simead pratica essa ideia!

(Com informações FGV, Revista Exame e Agência Brasil)

Gostou do post? Precisa ou conhece alguém que precisa de algum curso na área de trânsito? Compartilha pelos canais abaixo!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype

Formulário para download