Estradas no Carnaval: 0,3mg de álcool por litro de sangue é o suficiente para você…

Tudo o que não te contam sobre os perigos do trânsito nessa época.

Carnaval é uma época de comemoração e eventos felizes! Nada como um feriado prolongado para descansar, reunir a família, ir para os blocos e, claro, pegar a estrada junto dos amigos!

Em meio ao clima de festas do carnaval, foliões e viajantes prontos para a estrada, algumas pessoas podem se descuidar no trânsito, deixando, às vezes, de fazer revisões básicas no veículo e nos itens de segurança que podem causar situações de perigo iminente aos motoristas ao seu redor e até a ele mesmo.

Especialistas indicam que, durante temporadas como o carnaval, os acidentes nas estradas tendem a aumentar, em média, até um terço (33%), o que é um número bastante preocupante.

Não por acaso, órgãos como a PRF intensificam a fiscalização durante esse período, mas, ainda assim, a conscientização e as atitudes individuais influenciam bastante nos acidentes e nas fatalidades, especialmente em épocas com grande movimentação nas estradas.

O Brasil registra cerca de 47 mil mortes no trânsito todos os anos, e pelo menos 400 mil casos de pessoas que ficam com sequelas após se envolverem em acidentes, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Além dos cuidados com a sinalização, ultrapassagens perigosas ou atenção à sinalização, especialistas fazem ainda algumas recomendações com o objetivo de minimizar os riscos de acidentes no trânsito, entre elas, a recomendação para que reduzam o uso do carro para chegar às festas. Isso ajuda a evitar congestionamentos e a diminuir preocupações como, por exemplo, achar lugar para estacionar.

E mais! Se você tiver ingerido QUALQUER quantidade de álcool, em hipótese alguma assuma a direção do seu carro ou da sua moto. Opte sempre por pegar carona, táxi ou recorra ao transporte público. A estratégia de eleger um “amigo da vez” (um motorista que não irá beber) pode ser uma boa opção para manter a segurança em alta.

Em uma colisão de trânsito, a presença de 0,3 mg (ou mais) de álcool por litro de sangue é considerada, pelo Código de Trânsito Brasileiro, infração gravíssima, cabível de punições como multa e suspensão da habilitação, até processos criminais, caso haja vítimas. Segundo a lei, além do bafômetro, registros como vídeos, testes clínicos e testemunhas (inclusive de terceiros) podem ser usados como provas de embriaguez ao volante.

Não apenas no carnaval, mas levando em consideração esse período, respeite sempre a velocidade da via e a sinalização. Por fim, evite dirigir após um longo período acordado e sem repouso. Preserve sempre uma atitude positiva e solidária no trânsito. De acordo com informações do Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transporte (Icetran), o comportamento inadequado já figura como a terceira causa de mortes no trânsito.

Segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, são cerca de 150 mortes por dia no Brasil. Cuide-se para não virar estatística no carnaval. Além dos cuidados, mantenha-se com a habilitação em dia para evitar problemas com a fiscalização. Conte com o Simead para regularizar a sua CNH. Com um sistema de qualidade integrado ao Detran e com mais de 30 mil alunos aprovados no currículo, você contará com um método de referência. Com ele, você pode assistir todas as aulas em vídeo – com o seu computador, smartphone ou tablet – no horário mais prático, regularizando, dessa forma, a sua documentação com rapidez.
Saiba mais sobre o curso do Simead.

Gostou do post? Precisa ou conhece alguém que precisa de algum curso na área de trânsito? Compartilha pelos canais abaixo!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype

Formulário para download