Estradas no Carnaval: 0,3mg de álcool por litro de sangue é o suficiente para você…

Estradas no Carnaval: 0,3mg de álcool por litro de sangue é o suficiente para você…

  • Post category:TRÂNSITO

Tudo o que não te contam sobre os perigos do trânsito nessa época.

Carnaval é uma época de comemoração e eventos felizes! Nada como um feriado prolongado para descansar, reunir a família, ir para os blocos e, claro, pegar a estrada junto dos amigos!

Em meio ao clima de festas do carnaval, foliões e viajantes prontos para a estrada, algumas pessoas podem se descuidar no trânsito, deixando, às vezes, de fazer revisões básicas no veículo e nos itens de segurança que podem causar situações de perigo iminente aos motoristas ao seu redor e até a ele mesmo.

Especialistas indicam que, durante temporadas como o carnaval, os acidentes nas estradas tendem a aumentar, em média, até um terço (33%), o que é um número bastante preocupante.

Não por acaso, órgãos como a PRF intensificam a fiscalização durante esse período, mas, ainda assim, a conscientização e as atitudes individuais influenciam bastante nos acidentes e nas fatalidades, especialmente em épocas com grande movimentação nas estradas.

O Brasil registra cerca de 47 mil mortes no trânsito todos os anos, e pelo menos 400 mil casos de pessoas que ficam com sequelas após se envolverem em acidentes, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Além dos cuidados com a sinalização, ultrapassagens perigosas ou atenção à sinalização, especialistas fazem ainda algumas recomendações com o objetivo de minimizar os riscos de acidentes no trânsito, entre elas, a recomendação para que reduzam o uso do carro para chegar às festas. Isso ajuda a evitar congestionamentos e a diminuir preocupações como, por exemplo, achar lugar para estacionar.

E mais! Se você tiver ingerido QUALQUER quantidade de álcool, em hipótese alguma assuma a direção do seu carro ou da sua moto. Opte sempre por pegar carona, táxi ou recorra ao transporte público. A estratégia de eleger um “amigo da vez” (um motorista que não irá beber) pode ser uma boa opção para manter a segurança em alta.

Em uma colisão de trânsito, a presença de 0,3 mg (ou mais) de álcool por litro de sangue é considerada, pelo Código de Trânsito Brasileiro, infração gravíssima, cabível de punições como multa e suspensão da habilitação, até processos criminais, caso haja vítimas. Segundo a lei, além do bafômetro, registros como vídeos, testes clínicos e testemunhas (inclusive de terceiros) podem ser usados como provas de embriaguez ao volante.

Não apenas no carnaval, mas levando em consideração esse período, respeite sempre a velocidade da via e a sinalização. Por fim, evite dirigir após um longo período acordado e sem repouso. Preserve sempre uma atitude positiva e solidária no trânsito. De acordo com informações do Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transporte (Icetran), o comportamento inadequado já figura como a terceira causa de mortes no trânsito.

Segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, são cerca de 150 mortes por dia no Brasil. Cuide-se para não virar estatística no carnaval. Além dos cuidados, mantenha-se com a habilitação em dia para evitar problemas com a fiscalização. Conte com o Simead para regularizar a sua CNH. Com um sistema de qualidade integrado ao Detran e com mais de 30 mil alunos aprovados no currículo, você contará com um método de referência. Com ele, você pode assistir todas as aulas em vídeo – com o seu computador, smartphone ou tablet – no horário mais prático, regularizando, dessa forma, a sua documentação com rapidez.
Saiba mais sobre o curso do Simead.

Gostou do post? Precisa ou conhece alguém que precisa do curso de Reciclagem? Compartilha pelos canais abaixo!