EAR sem poder dirigir? Tudo o que você pode fazer para evitar problemas e prejuízos

Imagine a situação! Você trabalha todos os dias dirigindo – seja com entregas, transporte de passageiros, aplicativo ou frete – e, ao checar a sua CNH (com o EAR), constata que está com mais de 14 pontos e com grandes chances de ter a licença suspensa em breve, correndo o risco de ficar sem trabalhar, arcando, dessa forma, com um grande prejuízo. Será que há alguma coisa que pode ser feita para evitar esse problema?

Sim, há solução, mas é preciso que algumas medidas sejam tomadas para economizar tempo e minimizar perdas financeiras. Todo motorista que exerce atividade remunerada em veículo e que utiliza habilitação nas categorias C (veículos de carga, como caminhões), D (veículos de transporte de passageiros, como ônibus e vans) ou E (veículo conjugado, como carreta com reboque ou trailer) pode participar do curso preventivo de reciclagem sempre que a sua CNH atingir 14 pontos no período de 1 ano. Dessa forma, o motorista pode “zerar” as pendências e evitar a suspensão da habilitação. Essa modalidade de curso é prevista na resolução 723 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e é opcional.

O curso terá duração de 30h/aula e contempla disciplinas variadas como: Relacionamento Interpessoal, Direção Defensiva, Primeiros Socorros e Legislação de Trânsito. Você pode fazer o curso a distância (EAD), usando um método eficaz e prático (veja a seguir). Dependendo do estado da habilitação, é possível pedir para fazer a reciclagem uma vez a cada 12 meses. Ela permite ao motorista a chance de retirar do seu prontuário a pontuação acumulada na CNH por infrações variadas. O curso de reciclagem preventiva é o mesmo já existente para condutores infratores com a CNH suspensa e é oferecido pelas autoescolas.

Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, todo condutor que atinge 20 ou mais pontos em 12 meses tem o direito de dirigir suspenso por, no mínimo, 6 meses e precisa passar pela reciclagem. É passível de suspensão quem comete uma única infração gravíssima. Para fazer um curso a distância de qualidade, com um sistema integrado ao Detran e que tem mais de 30 mil alunos aprovados no currículo, escolha o Simead! Com ele, você pode assistir a todas as aulas em vídeo – com o seu computador, smartphone ou tablet – no horário mais prático! Faça o curso preventivo e evite perder dinheiro.

Saiba mais sobre o curso do Simead

Gostou do post? Precisa ou conhece alguém que precisa de algum curso na área de trânsito? Compartilha pelos canais abaixo!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype

Formulário para download