EAR sem poder dirigir? Tudo o que você pode fazer para evitar problemas e prejuízos

EAR sem poder dirigir? Tudo o que você pode fazer para evitar problemas e prejuízos

Imagine a situação! Você trabalha todos os dias dirigindo – seja com entregas, transporte de passageiros, aplicativo ou frete – e, ao checar a sua CNH (com o EAR), constata que está com mais de 14 pontos e com grandes chances de ter a licença suspensa em breve, correndo o risco de ficar sem trabalhar, arcando, dessa forma, com um grande prejuízo. Será que há alguma coisa que pode ser feita para evitar esse problema?

Sim, há solução, mas é preciso que algumas medidas sejam tomadas para economizar tempo e minimizar perdas financeiras. Todo motorista que exerce atividade remunerada em veículo e que utiliza habilitação nas categorias C (veículos de carga, como caminhões), D (veículos de transporte de passageiros, como ônibus e vans) ou E (veículo conjugado, como carreta com reboque ou trailer) pode participar do curso preventivo de reciclagem sempre que a sua CNH atingir 14 pontos no período de 1 ano. Dessa forma, o motorista pode “zerar” as pendências e evitar a suspensão da habilitação. Essa modalidade de curso é prevista na resolução 723 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e é opcional.

O curso terá duração de 30h/aula e contempla disciplinas variadas como: Relacionamento Interpessoal, Direção Defensiva, Primeiros Socorros e Legislação de Trânsito. Você pode fazer o curso a distância (EAD), usando um método eficaz e prático (veja a seguir). Dependendo do estado da habilitação, é possível pedir para fazer a reciclagem uma vez a cada 12 meses. Ela permite ao motorista a chance de retirar do seu prontuário a pontuação acumulada na CNH por infrações variadas. O curso de reciclagem preventiva é o mesmo já existente para condutores infratores com a CNH suspensa e é oferecido pelas autoescolas.

Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, todo condutor que atinge 20 ou mais pontos em 12 meses tem o direito de dirigir suspenso por, no mínimo, 6 meses e precisa passar pela reciclagem. É passível de suspensão quem comete uma única infração gravíssima. Para fazer um curso a distância de qualidade, com um sistema integrado ao Detran e que tem mais de 30 mil alunos aprovados no currículo, escolha o Simead! Com ele, você pode assistir a todas as aulas em vídeo – com o seu computador, smartphone ou tablet – no horário mais prático! Faça o curso preventivo e evite perder dinheiro.

Saiba mais sobre o curso do Simead

Gostou do post? Precisa ou conhece alguém que precisa do curso de Reciclagem? Compartilha pelos canais abaixo!
Fechar Menu