Curitiba e mais cinco cidades brasileiras batem meta da ONU na redução de morte em acidentes

Curitiba está entre o grupo de cidades brasileiras que reduziram o número de mortes no trânsito. Além da capital do Paraná, Aracaju, Belo Horizonte, Salvador, Rio Branco e Porto Alegre também atingiram a meta de 50% da redução de acidentes, entre os anos de 2011 até 2020, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

A pesquisa leva em conta o índice de mortes para cada 100 mil habitantes. A capital paranaense teve o quinto melhor desempenho ao baixar a taxa de mortalidade no trânsito em 50,72%, no período de 2011 a 2018. 

Capitais como Recife, Fortaleza, São Paulo, Belém e Campo Grande também apresentaram reduções e devem alcançar a meta até o próximo ano. De acordo com informações do SUS, cerca de 36 mil pessoas morrem por ano no Brasil, todos os anos, em acidentes de trânsito. 

Política públicas  – Com representação da ONU, o programa “Vida no Trânsito (PVT)” tem o objetivo de fortalecer políticas de prevenção de lesões e mortes provocadas por acidentes de trânsito, a partir de análises, proposições e pela integração dos setores envolvidos. Em Curitiba, o programa é liderado pelas secretarias da Saúde e Defesa Social e Trânsito, responsáveis pela compilação e avaliação dos dados, que servem de subsídio para o planejamento de ações. Pelo cálculo oficial adotado pelo PVT, Curitiba já reduziu as mortes no trânsito em 46,5%, desde 2011, com a perspectiva de atingir a meta até 2020.

Segurança no trânsito – Enquanto as secretarias de planejamento e a legislação fazem o seu trabalho para reduzir o número de casualidades no trânsito, motoristas precisam se conscientizar para mantê-lo mais seguro. No Brasil, estima-se que, a cada 15 minutos, uma pessoa morra em decorrência de um acidente de trânsito. 

Cada atitude e gesto de responsabilidade contribuem para a diminuição dessas estatísticas. Tenha sempre responsabilidade no trânsito e mantenha-se com a documentação em dia para evitar problemas com a fiscalização. Quer saber mais? Saiba como o Simead pode ajudar você! Acesse o site do curso.

Gostou do post? Precisa ou conhece alguém que precisa de algum curso na área de trânsito? Compartilha pelos canais abaixo!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email
Skype

Formulário para download