Dicas de trânsito para ciclistas: entenda sobre o assunto

Dicas de trânsito para ciclistas: entenda sobre o assunto

Cada vez mais, as pessoas adotam a bicicleta como o meio de locomoção no dia a dia e os motivos para isso são diversos. Entre eles, podemos citar a fuga do trânsito e o desejo de praticar algum exercício físico.

Porém, a bicicleta, apesar de não exigir nenhuma documentação, é considerada como um veículo pelo Código de Trânsito Brasileiro. Portanto, os ciclistas precisam estar atentos às regras básicas antes de circular pela cidade. Você sabe quais são? Escrevemos algumas delas abaixo. Confira:

Acessórios

É importante se atentar a alguns acessórios antes de começar a pedalar. São itens obrigatórios: buzinas, espelho e adesivos refletivos. Claro, existem alguns como capacete e joelheira que, apesar de seus usos não estarem previstos em lei, são muito recomendados por segurança.

Nada de calçada

Bicicletas não estão autorizadas a andar pelas calçadas da cidade. Quando não há ciclovia, o ideal é que o ciclista desça do veículo e o empurre.

Fique atento às ruas

Quando o ciclista precisar andar pelas ruas, deve sempre transitar nas laterais, tomando mais ou menos 2 metros de distância dos demais veículos. Nunca ande pelo meio da pista.

Evite contramão

É importante que as bicicletas evitem a contramão, porque pedestres ou carros que estão na direção contrária não esperam que algo venha de encontro com o seu veículo.

Esses são apenas alguns deveres que devem ser cumpridos com rigorosidade. Inclusive, já existem multas para infrações de trânsito de ciclistas.

Por isso, fique atento(a). No trânsito, o sentido é a vida. Para fazer um trânsito melhor, todos devem cumprir com seus deveres e exigir os seus direitos.

Fechar Menu