Voltar a dirigir: Tudo o que você precisa saber antes da prova

Voltar a dirigir: Tudo o que você precisa saber antes da prova

Você precisa fazer a reciclagem da sua CNH, mas sente que ainda não está bem preparado para pontuar o suficiente e, finalmente, conseguir voltar a dirigir? Tenha calma.

Muitos motoristas, mesmo homens e mulheres mais experientes, quando precisam realizar o exame acabam se sentindo inseguros e despreparados para a prova, mas não é preciso tanto stress. A prova é uma formalidade para que o motorista estude e relembre informações teóricas adquiridas durante a emissão da primeira habilitação.

O curso é importante para atualizar questões de legislação e curiosidades que mudaram ao longo dos anos.

Como funciona?

Para ser aprovado, o aluno precisa acertar, no mínimo, 70%. Isto é, das 30 questões, você precisa acertar 21. Se preparar é preciso.

Antigamente, um condutor(a) com a CNH suspensa, deveria realizar o curso de reciclagem presencialmente no Detran ou em uma autoescola, ficando preso a uma sala de aula por 30h e alguns dias. Com o avanço da tecnologia, o DENATRAN e os DETRANS permitiram que os cursos pudessem ser feitos na modalidade a distância com maior qualidade, uma vez que o aluno pode ver e rever as aulas sem limites de acesso, pode realizar simulados semelhantes aos do Detran e ainda ter acesso a bons conteúdos elaborados por grandes especialistas nas áreas.

Quem precisa fazer?
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a prova de reciclagem é uma das penalidades possíveis aplicadas pela autoridade de trânsito em função de infrações.

De acordo com o Artigo 268, o(a) infrator(a) precisará fazer o curso nas seguintes situações:

a) Quando estiver suspenso do direito de dirigir (devido ao acúmulo de pontos e/ou reincidência de infrações);

b) Quando se envolver em acidente grave, no qual ele contribuiu com a causa, independentemente de designações da justiça;

c) Quando for necessária a reeducação do motorista e/ou quando ele for condenado judicialmente por delito de trânsito;

d) Em qualquer situação, caso seja comprovado que o condutor coloca em perigo a situação do trânsito ao seu redor.

O condutor ainda pode ser submetido ao curso de reciclagem em situações adversas que forem avaliadas e definidas pelo CONTRAN.

A situação mais comum é o motorista fazer o curso para pegar a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de volta, depois de cumprir o prazo de suspensão do direito de dirigir.

O Curso

O curso tem duração de 30 horas/aulas, divididas em disciplinas como legislação, direção defensiva, primeiros socorros e relacionamento interpessoal (segundo a Resolução nº 168, do Contran).

Saiba mais!

O Simead traz até você, a solução e a comodidade que precisa com o curso de reciclagem,100% a distância.

Agora, você pode recuperar a sua CNH em 3 dias, sem sair de casa e voltar a dirigir, imediatamente!

Com o SIMEAD, você não estuda sozinho. Somos o único curso com 100% do conteúdo em vídeoaulas e professores especializados nas diferentes disciplinas.

Você pode assistir as aulas, ver o material e fazer os simulados quantas vezes quiser, sem limites de acesso, enquanto durar o curso. Através dos simulados, você se prepara melhor para a prova final do Detran e pode recuperar o seu direito de dirigir.

Somos integrados ao Sistema do DETRAN. Após aprovado, nosso sistema se comunica automaticamente com o DETRAN e você já pode agendar sua prova. E tudo isso sem sair de casa. 

Não deixe para depois. Acesse o site www.reciclacnh.com.br, fale com um de nossos atendentes e matricule-se agora mesmo!

Fechar Menu