O que faço para ser um UBER?

Há uma lista de documentos que serão exigidos para o cadastro ser aceito, que são:

·         CNH (Carteira Nacional de Habilitação com a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada),

·         Atestado de Antecedentes – Secretaria Estadual.

·         Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV)

Por exigência descrita no Código Nacional de Trânsito, quem exerce atividade remunerada com o veículo deve ter em sua habilitação a observação Exerce Atividade Remunerada, ou EAR. Se você vai começar a trabalhar com moto, carro ou veículo comercial terá que pedir a inclusão do EAR em sua CNH, pois caem nesta exigência para poderem trabalhar dentro da lei.

O motorista a qualquer momento pode pedir a inclusão da EAR em sua carteira. Basta ir ao Detran ou órgão credenciado na sua cidade, ou mesmo entrar no site do DETRAN e buscar a opção de renovação do seu documento.

Qualquer motorista habilitado, independente de categoria (A, B, C, D ou E), incluindo quem tem apenas a Permissão Para Dirigir (PPD), pode solicitar esta inclusão.

Para quem solicitar a inclusão da observação Exerce Atividade Remunerada na CNH, será pedido um exame de aptidão física e mental, além de um exame psicotécnico que deverá ser feito em clínica médica credenciada pelo DETRAN do seu Estado.

Para solicitar esta inclusão, será necessário ter:

–  CNH (original e cópia simples);
–  Formulário com resultado dos exames médico e psicológico;
–  Comprovante de pagamento de taxas.

O valor da inclusão da observação EAR na habilitação varia de Estado para Estado e depende também do quanto é cobrado na clínica credenciada pelo exame psicotécnico, valendo a pena consultar o site do Detran referente a sua residência. 

Após a aprovação no exame, o Detran atualizará sua carteira e os dizeres “exerce atividade remunerada” estará na aba observações da sua CNH.

SIMEAD – Sistema Mercosul de Ensino a Distância

Deixe uma resposta

Fechar Menu